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Identidade Visual para sua Academia – Manual de Logotipo Gratuito

No planejamento de um negócio existem várias etapas, uma delas é a criação do logotipo. O logotipo tem participação fundamental na imagem da empresa e deve representar claramente o objetivo do seu negócio.

Neste artigo mostrarei ponto essenciais na escolha dos elementos para transparecer o objetivo da sua academia e disponibilizarei também um Manual de Identificação Visual gratuito, elaborado pelo meu amigo Felipe Glauber.

Elementos da marca

Antes de mais nada, gostaria de enfatizar um ponto fundamental nesse primeiro passo. O logotipo é algo fundamental, mas é apenas um elemento que sua marca pode ter. Ao longo dos posts futuros falaremos de outros elementos, como slogans, nome, domínios na internet, entre outros.

Nesse artigo você verá:

  • Benefícios do Logotipo
  • Personagens da Marca
  • Exemplos de Logotipo
  • Manual de Identidade Visual Gratuito

Benefícios do Logotipo

A criação do logotipo tem como objetivo principal oferecer diferenciação e gerar lembrança da marca na mente do cliente. A associação da sua empresa com determinado produto ou serviço é muito mais fácil de ser feita com uma simbologia clara e direta. Quem não reconheceria a vírgula da Nike e lembraria rapidamente dos seus produtos?

Existem logotipos com nome corporativos ou marcas registradas e logotipos totalmente abstratos, que muitas vezes não tem relação alguma com o produto/serviço em si. Os logotipos são representações da sua marca e devem facilitar a lembrança do seu negócio, por isso opte por símbolos limpos e sem muita informação, pois são mais fáceis de lembrar. Lembra do símbolo da Nike? Então!

Os logotipos também podem ser usados para posicionar sua marca no mercado. Se seu logotipo traz traços mais conservadores, sem muitos efeitos e firulas, sua imagem será de uma empresa mais séria. Caso suas simbologia seja mais colorida e com mais detalhes, por exemplo, sua empresa será vista como uma empresa mais ‘descolada’. Ainda nesse artigo mostrarei alguns exemplos.

Personagens da Marca

Algumas empresas preferem inserir personagens na criação da sua identidade visual, muitas vezes para dar vida à marca. Academias costumam utilizar silhuetas de homens musculosos como parte de sua simbologia.

Ter personagens na marca pode trazer benefícios: romper a saturação do mercado, prender a atenção das pessoas, transmitir a personalidade da marca e despertar simpatia.

Exemplos de Logotipo

O exemplo a seguir é da Academia Fênix, de São Paulo capital.

academia fenix   Pesquisa GoogleNotem que o símbolo faz jus ao nome, pois traz o símbolo da ave fênix. Já no exemplo abaixo, de outra academia como o nome Fênix, o personagem é um fisiculturista e não possui nenhuma ligação com a ave do logotipo anterior.

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Percebam que esta segunda imagem traz uma imagem mais voltada ao treino de musculação especificamente, enquanto o outro logotipo deixa em aberto sua especialidade, ampliando assim, um leque maior de modalidades.

O exemplo a seguir é da Academia Curves, localizada em Joinville-SC.

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Pela cor lilás e pelas curvas da fonte, podemos perceber uma peculiaridade nesse logotipo, o foco no público feminino. Essa academia atende exclusivamente mulheres e por isso sua cor e sua fonte foram escolhidas de tal forma que representasse esse público.

O logotipo a seguir é da Health Club, localizada em Araraquara-SP.

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Percebemos que seu posicionamento é voltado para saúde, a notar pelo seu nome “Health” (saúde em inglês), pela sua cor verde, que representa saúde, liberdade e vitalidade e pelo azul, que significa tranquilidade, serenidade e harmonia.

Manual de Identidade Visual

Este manual tem como objetivo te mostrar como um logotipo é criado e te dar insights para a criação do símbolo que irá representar sua academia.

Para ter acesso ao Manual de Identidade Visual, basta informar seu e-mail no campo abaixo e clicar em “Acessar agora!”

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Ex-obeso, apaixonado por Musculação e louco por Internet, resolvi unir o útil ao agradável neste blog que guiará você a vender seus serviços fitness através da Internet.

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